Pilates na gravidez

O Pilates emagrece
O Pilates emagrece?
1 de junho de 2016
Roupas para Pilates
Roupas para Pilates
15 de junho de 2016

Você já ouviu falar em praticar Pilates na gravidez? A gravidez é uma fase muito especial na vida da mulher, onde ocorrem muitas alterações em seu corpo. Por isso, cada vez mais gestantes estão buscando fazer uma atividade física durante esse período para amenizar possíveis desconfortos.

Antes de iniciar qualquer atividade, a gestante deve solicitar uma liberação ao seu médico. Se a mulher for sedentária e não tiver nenhuma contraindicação, normalmente os médicos liberam a atividade a partir do 3º mês de gestação. Caso contrário, poderá continuar adaptando os exercícios à essa nova condição.
O Pilates na gravidez tem sido muito indicado por ser uma atividade de baixo impacto, não provocar sobrecargas nas articulações e ajudar no trabalho de parto. Dentre os benefícios da técnica, ele melhora a respiração, a circulação sanguínea, melhora a postura, a consciência corporal, ajuda a controlar o peso, evita incontinência urinária, promove fortalecimento muscular, que irá ajudar a mãe a cuidar do seu bebê após o nascimento.

O programa de exercícios criado pelo instrutor deve se basear em cada fase da gestação, observando as necessidades da gestante. No primeiro trimestre de gestação, deve-se fazer exercícios leves, fortalecer assoalho pélvico, glúteos, rotadores externos (músculos que rodam a coxa para fora) e cintura escapular. O aumento dos seios faz com que a cintura escapular se altere, gerando tensões e má postura. Evitar grandes amplitudes ao se trabalhar adutores e abdutores devido à produção de relaxina e evitar trabalhar abdominal inferior.
No segundo trimestre, com o aumento da barriga, começa a haver alteração do centro de gravidade e um aumento da lordose lombar. Deve-se evitar flexões e extensões e o ideal é trabalhar mais na posição neutra. Focar no trabalho de transverso do abdômen, assoalho pélvico, fortalecimento de membros inferiores e superiores e de 4 apoios. É importante favorecer o retorno venoso, com o trabalho de panturrilha e evitar ficar em decúbito dorsal por períodos prolongados, para que não haja Síndrome Hipotensiva Supina.
No terceiro trimestre, dar ênfase no trabalho de respiração (principalmente a expiração) e no trabalho de assoalho pélvico (períneo), para se evitar incontinência urinária. Continuar trabalho de panturrilha, para diminuir inchaços e evitar a posição de decúbito dorsal.
O trabalho adequado de todos os princípios do Pilates na gravidez ajuda no bom desenvolvimento da gestação, prevenindo dores, amenizando desconfortos, auxiliando no trabalho de parto e no pós-parto. A prioridade no Pilates é a qualidade e a execução correta dos exercícios. Portanto, procure um profissional apto, para ter um melhor acompanhamento.

Por Ana Carolina Tartalho, fisioterapeuta, instrutora e coordenadora da fisioterapia do StudioFlex Pilates

air max blancas air max blancas air max blancas

Deixe um Comentário

comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

× Olá! Como podemos te ajudar?