FICAR SENTADA AUMENTA A DOR LOMBAR?

Sua dor lombar tem piorado quando você fica sentada?
25 de agosto de 2021
Como a preguiça é provocada? O nosso corpo evoluiu para isso, ser preguiçoso, simples assim!
20 de outubro de 2021

Os fatores que influenciam na dor podem ser diversos.  Quanto mais o campo de estudos sobre dor cresce, mais se tem certeza de que a dor é influenciada por fatores biopsicossociais. E ao analisar a posição sentada, visualizamos um formato bastante inadequado para o nosso corpo, especialmente, do ponto de vista articular. Colocar a culpa das SUAS DORES LOMBARES, somente na posição sentada seria bastante ousadia da minha parte, pois eu teria que te conhecer melhor para mais atribuições, MAS podemos sim falar mais sobre esses dois temas e fazer uma relação.

VOCÊ SABIA…

… QUE PARA CADA 08 HORAS SENTADA É NECESSÁRIO EM TORNO DE 65 a 75 MINUTOS DE ATIVIDADES DE INTENSIDADE MODERADA A ALTA, PARA QUE O SEU CORPO SOFRA MENOS COM A QUANTIDADE DE TEMPO QUE VOCÊ PASSOU NESTA POSIÇÃO? E ESSE PODE SER UM BOM “REMÉDIO” PARA ALÍVIO RÁPIDO DA SUA DOR LOMBAR. 

E, 

É válido saber que a dor na maioria das vezes não é um sinal de algo que precisa ser mudado referente a origem de curto prazo. Provavelmente o seu corpo está lhe chamando a atenção para algo que se instalou a algum tempo, seja uma emoção, um fator de estresse, um comportamento ou mesmo uma posição, como sentada por exemplo, tudo isso pode ser, sim, motivo para aumentar a dor na lombar pela quantidade de tempo que fica sentada. 

Dentre as consequências disso está a má circulação, especialmente, dos membros inferiores. O estudo de Paterson e outros (2020) confirma que ficar sentada prejudica a  função vascular, mostrando que marcadores de saúde e essas funções pioram com mais de uma hora sentada. ainda neste estudo foi revelado que INTERROMPER O TEMPO SENTADO COM ATIVIDADES DO TIPO AERÓBICAS E DE FORÇA PODEM AMENIZAR O PROBLEMA. Usando algumas dessas dicas você poderia, até ficar mais tempo sentado. Alterne  movimento com o tempo sentado. 

Sem contar que as nossas articulações têm graus de movimento que precisam de manutenção. O que eu quero dizer com isso é que o corpo humano deve fazer aquilo que nos leva ao nosso potencial biológico, ou seja, o que nascemos para fazer. E NÃO É FICAR PARADO! 

Observe! O quadril tem movimentos para a frente, para trás, para dentro e para fora, torções e circulares. Agora imagine, na posição sentada ele fica como uma dobradiça, em um único sentido e geralmente, somente em 90º.

Levamos agora esse raciocínio para a coluna lombar. Para os movimentos ela tem as direções de frente, atrás, lado e outro e torce. Vá se atentando que sentada ela não faz nada. A sua função para nós é primeiramente gerar estabilidade para depois proporcionar um movimento e essa base estável que antecede o movimento acontece através de controle neuromuscular. Se a sua coluna fica parada preservando a sua curvatura natural, teremos menos problemas. Agora se você se senta (como diz uma aluna minha) como um camarão… Shiiiiii!!!!

Só que eu consigo contar agora temos 9 músculos que passam pelo o quadril., 3 que vem das pernas e 13 estruturas no assoalho pélvico. Isso te dá uma noção de quantas disfunções podemos ter com o excesso dessa posição?

Pois é!

Dá pra melhorar! Dá pra mudar isso com essa dicas para quem fica muito tempo sentado, nem que seja um pouquinho: levante, ande, mude a posição das pernas, levante os calcanhares do chão, agache, espreguice (mesmo sem vontade), beba muuuuuita água, mexa a coluna em todas as direções… é você verá mais liberdade, espaços e confortos no seu corpo.

MAS, BOM MESMO, É FAZER EXERCÍCIOS REGULARMENTE!

Antes de começar a procurar uma atividade para fazer ou mandar esse texto para alguém que precisa saber mais sobre isso, LEVANTE-SE!

Deixe um Comentário

comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

× Olá! Como podemos te ajudar?